
Para contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, a geração de empregos e a inclusão das pessoas que estão fora do mercado, o programa estadual “MS Qualifica” planeja abrir as inscrições para o “Voucher Transportador” em julho. Esse programa tem como objetivo capacitar mil motoristas de cargas e ônibus, além de fornecer a inclusão das categorias “D” e “E” na carteira de habilitação sem custos adicionais.
O programa é controlado pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e está liderado com os pilares do Governo do Estado, que busca um ambiente sustentável, próspero e inclusivo, atraindo novas empresas, fábricas e indústrias para Mato Grosso do Sul. Isso resultará no preenchimento de novos empregos e no aumento da renda da população.
O “Voucher Transportador” foi aprovado pela Assembleia Legislativa e posteriormente sancionado pelo governador Eduardo Riedel. O próximo passo é a publicação de um decreto que estabelecerá as regras para a seleção e abertura das inscrições. Os cursos serão oferecidos pelo Sest Senat, por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
“O próximo passo é a publicação de um decreto para regulamentar e definir as regras de seleção desses motoristas. Para isso, iremos dialogar com os sindicatos dos transportadores e o Sest Senat, a fim de seguir a lei e estabelecer regras que favoreçam a empregabilidade ao máximo “, afirmou Bruno Bastos, secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho.
A expectativa é que as inscrições para a qualificação estejam abertas a partir de julho. “Faremos um convênio jurídico com o Sest Senat e o Detran-MS, para definir o repasse de recursos, e nossa previsão é que as inscrições já estejam disponíveis em julho. Muitas pessoas estão empenhadas em obter qualificação e ingressar no mercado de trabalho”, Bastos.
O programa disponibilizará mil vagas para motoristas participarem da qualificação e da inclusão das novas categorias na habilitação. Essas vagas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo, que foram incluídas no grupo de municípios contemplados.
Ribas do Rio Pardo tornou-se um novo polo nacional na produção de celulose, devido à construção da fábrica da Suzano. Esse crescimento econômico do município também requer mão de obra considerada em vários setores, incluindo motoristas de cargas, que serão responsáveis pelo transporte da produção. Por isso, Ribas do Rio Pardo também fará parte do programa “Voucher Transportador”.
Das mil vagas disponíveis, 850 serão para Campo Grande, 50 para Ribas e 20 para cada uma das demais cidades. Os cursos vão totalizar 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
A criação do programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos. O plano estadual “MS Qualifica” tem justamente este objetivo, que é capacitar trabalhadores, em áreas que tem empregos disponíveis.
“Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso vamos promover a inclusão destas pessoas que estão à margem do processo, para gerar novos empregos e assim melhorar a renda da população. Isso passa pela qualificação profissional”, afirmou o governador.