
Uma idosa de 75 anos, residente no bairro Moreninhas, em Campo Grande, faleceu na noite de ontem (02/05), após sofrer uma parada cardíaca. Conforme o neto da vítima, que comunicou a situação na delegacia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas informou que não tinha previsão de ir até o local.
Segundo o neto, a idosa tomava remédios controlados para pressão alta, diabete e colesterol, e tinha uma artéria carótida entupida. Ela se sentiu mal após sair do banho, apresentando sintomas como fala enrolada, moleza e vômito. Diante da situação, o neto da vítima acionou o SAMU, mas teria sido informado de que não havia equipe para atendimento.
Segundo o Boletim de Ocorrência, a central de atendimento do SAMU se limitou apenas em passar orientações via ligação telefônica, mas a vítima desmaiou logo em seguida.
Sem poder esperar pela chegada do socorro, o neto com ajuda de um vizinho levaram a idosa até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas, onde ela chegou em parada cardíaca. A equipe médica realizou manobras de reanimação, mas não obteve sucesso.
O caso foi registrado como morte natural na DEPAC Cepol no bairro Tiradentes.
O que diz a prefeitura?
Em nota, o município de Campo Grande disse que a solicitação chegou à central às 20h13, quando o médico regulador informou que todas as viaturas estavam em atendimento contudo, em decorrência da gravidade do quadro clínico da paciente, as equipes foram acionadas em código vermelho e, assim que liberada uma delas se deslocaria ao local, sendo o solicitante orientado sobre quais os primeiros socorros a prestar neste intervalo.
Às 20h29, ou seja, 16 minutos após o primeiro contato, uma equipe foi liberada para realizar o atendimento, contudo, às 20h34 o solicitante informou que já estavam na UPA com a paciente. Cabe ressaltar que a equipe de regulação esteve a todo momento orientando o solicitante sobre a situação de momento, uma vez que o SAMU realiza atendimentos em todo o município, sendo necessário o deslocamento da equipe de uma ocorrência a outra.