“Família jogou para a escola a responsabilidade de educar”, alerta pedagoga após onda de ameaças

Compartilhe:
Foto: Assessoria de imprensa

A pedagoga Ângela Maria Costa utilizou a Tribuna, na sessão desta terça-feira (25), a convite do vereador Ronilço Guerreiro, para alertar sobre a falta de responsabilidade das famílias na educação dos filhos, o que tem estimulado a recente onda de ameaças de ataques nas escolas em todo o Brasil.

Ângela destacou que a família é a primeira instância da educação e a escola é complementar, mas muitas famílias têm abdicado dessa responsabilidade. Isso tem sobrecarregado as escolas, que muitas vezes não estão preparadas para lidar com esse papel.

A educadora também destacou a importância da estrutura das unidades de ensino, alertando que muitas escolas não possuem instalações adequadas para a prática esportiva ou salas de leitura ou biblioteca. Além disso, ela criticou a forma como muitas escolas são estruturadas, com um modelo de ensino baseado no século 18, onde o professor é o dono do saber e a criança é obrigada a decorar.

Por fim, Ângela alertou sobre a cultura de violência presente nos jogos eletrônicos, que muitas vezes são usados ​​sem controle pelos jovens, o que pode levar ao desenvolvimento de fobias sociais. Para ela, a escola deve ser um espaço de paz e acolhimento, onde os alunos possam aprender de forma significativa e saudável.

Assessoria de imprensa