Com aumento de casos de infecção pela Covid-19, as Unidades de Saúde enfrentam uma alta na procura pela testagem em Campo Grande. Na manhã desta segunda-feira (17), a equipe do Nova Lima.News ,esteve no CRS do Nova Bahia e encontrou a unidade lotada de pessoas aguardando atendimento.
A dona de casa, Maria Augusta Santos, 59 anos, disse que está com sintomas da doença e ontem( 16), procurou o posto se consultou, mas não fez o teste.
“Ontem vim aqui e até fui medicada, mas não sabia o que eu tinha. Hoje pela manhã voltei para fazer o teste da Covid. Fiquei impressionada e muito preocupada com o número de pessoas que aguardam por atendimento tanto aqui fora quanto no saguão de espera, lá dentro”, reclamou.
Insatisfeita com a longa fila e a quantidade de pessoas a espera ela resolveu voltar pra casa sem o fazer o teste.
“Como cidadão e pagadora de impostos me sinto desrespeitada. Como que em meio a uma pandemia tão grave como essa o Poder público deixa as pessoas assim a míngua e nessa aglomeração aqui”, ressaltou a dona de casa.
Mesmo sentindo dores e tendo em casa uma das filhas que testou positivo para Covid, Maria Augusta, ficou sem saber se está ou não infectada.
“Pensa no tanto de gente que desiste e vai pra casa sem saber. Por isso que a doença não para de se proliferar”, finalizou.
SESAU
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em média, são disponibilizados de 200 a 250 testes por semana, para as unidades de Saúde.
Já a média no Centro de Testagem na região central é de 550 a 600 testes por dia.
Ainda conforme a Sesau, Campo Grande tem capacidade de realizar mais de 3 mil testes diariamente.
