
O Governo do Estado, em resposta aos recentes incidentes em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul, estará apresentando ainda na próxima semana um plano de segurança para coibir a violência e aperfeiçoar o trabalho de segurança já desenvolvido nas unidades de ensino.
O governador Eduardo Riedel determinou às secretarias que elas continuem a buscar maneiras de garantir a segurança dos alunos e professores nas escolas e entorno. “Estamos buscando um ambiente cada vez mais seguro para os nossos alunos e professores”, afirmou o governador.
Uma das ações atualmente é desenvolvida por meio do Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas (Nuppae), iniciado em maio de 2022 e que atua em 22 escolas de seis municípios.
O trabalho é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e busca orientar e treinar as equipes escolares para o correto uso dos itens voltados para combate à incêndios, bem como para a evacuação das unidades quando necessário, além de orientação para casos de entrada de pessoas estranhas em unidades escolares e como agir em ocorrência que possam colocar a integridade física dos alunos e servidores em risco.
Outro programa que visa a segurança escolar é o “Escola Segura, Família Forte”, da Polícia Militar (PM), que atualmente atende 128 escolas da REE e da REME (Rede Municipal de Ensino) da Capital.
Os trabalhos não param por aí, já que o governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da PM, realiza o programa “Escola Segura, Família Forte”.
Com apoio de dados da inteligência da Sejusp, policiais militares realizam patrulhamento escolar no entorno das unidades de ensino e durante a entrada e saída dos alunos.
Além disso, os diretores das escolas são inseridos em um aplicativo de mensagens para facilitar a comunicação entre a administração escolar e os policiais.