Mesmo com local sem teto e aberto, professor ensina a arte da capoeira para crianças em galpão abandonado no bairro Nova Lima

Compartilhe:
Foto do galpão abandonado no Nova Lima

Desde 2019, Cleber Rogério Vieira, 38 anos, desenvolve o projeto “Capoeira em Ação”, uma ação voluntária com crianças carentes do corredor do bairro Nova Lima em Campo Grande. Com objetivo de tirar crianças e adolescentes das ruas, Cleber pede ajuda a entidades privadas da região para melhorar a estrutura do espaço oferecido aos atendidos.

A idéia começou com o Mestre Jamaica, com objetivo de dar as crianças, uma oportunidade de aprender algo novo e incentivá-los a ocupar seu tempo praticando capoeira e aperfeiçoando a disciplina, autoconhecimento e respeito ao próximo.

Para desenvolver as atividades, Cleber usa um barracão abandonado, sem teto e sem parede que fica ao lado da Escola Municipal Hércules Maymone, para dar as aulas e diz não olhar para as condições já que, o intuito é manter as crianças e adolescentes afastadas das drogas e da criminalidade.

Crianças do Projeto Capoeira em Ação

São aproximadamente 29 crianças atendidas com idade entre 6 e 15 anos, mas o projeto também abre exceção para outras idades. A atividade é totalmente gratuita e o professor informa que não recebe ajuda de órgãos públicos. Sua maior ajuda vem dos pais e amigos da comunidade.

“Eu fui criado dentro dessa comunidade onde vivo até hoje e percebi que o lugar precisava de algo assim, então comecei aos poucos a trazer as crianças e deu certo. O espaço onde são realizadas as aulas não é nosso, é uma área invadida, com piso ruim para treinos e totalmente sem estrutura e em dias de chuva fica impossível fazer as atividades, por conta que no espaço não há cobertura

Ao Nova Lima.News, o professor informa que, a única exigência para a criança participar é ter boas nota na escola e bom comportamento em casa e na rua, pois o foco é incentivar eles a ter obediência, disciplina.

”A nossa comunidade não tem centro comunitário então, resolvemos fazer nesta área, com muita vontade de ensinar e também aprender com eles. O corredor do bairro Nova Lima é um lugar de muitos talentos. Nossa intenção é dar oportunidade das crianças e adolescentes da região de ocupar o tempo e praticar esporte” conta Cleber.

Mesmo com pouca estrutura e sem condições de investir, o professor afirma que a resposta das famílias é sempre positiva.  

“A resposta das crianças é muito positiva em tudo, dentro e fora do projeto. Eu tenho uma aluna especial e a cada aula ela me surpreende, consegue realizar as atividades com excelência e é muito dedicada”, diz com orgulho o professor.

As aulas de capoeira são realizadas todas as segundas e terças-feiras, às 18h30. Se você gostou da iniciativa e quer ajudar pode entrar em contato pelo telefone (67) 9.98407-3788 (whatsapp e ligação).