
Muito conhecido no Nova Lima e região, o barbeiro Clayton Tomaz da Luz, de 44 anos, deixará saudade não somente entre amigos e familiares, mas também na luta de prevenção contra a depressão e o suicídio. Profissional no ramo há mais de 10 anos, Tomaz usava a cadeira da barbearia para ajudar as pessoas.
Em entrevista ao Nova Lima News em setembro de 2022, o barbeiro contou um pouco sobre a sua luta para ajudar pessoas que enfrentam a depressão e os pensamentos suicidas. “Costumo dizer que a barbearia é mais que um corte. Aqui da cadeira temos a oportunidade de ser que um barbeiro e sim se tornar um amigo. Desta forma, ele começa a abrir a sua vida e conversar… brinco que ‘somos psicólogos sem formação’, porque aconselhamos e ajudamos”, comentou.
Tomaz fazia parte de um coletivo da Inglaterra, chamado ‘The Lions Barber Collective’, sendo inclusive embaixador da américa latina. O grupo tem o intuito de ajudar e capacitar barbeiros de todo o mundo para lidar com questões relacionadas a depressão.
Atendendo uma média de 15 pessoas por dia, o barbeiro contou ainda que os clientes dão ‘sinais’ de que estão mentalmente abalados. “Com o passar do tempo vamos criando afinidade com o cliente, vendo se ele é comunicativo ou se não gosta muito de conversa. Observando essas questões podemos notar algumas mudanças que apontam desleixo, fisionomias tristes e cabisbaixas”, relata.
Ao perceber que alguma coisa não está normal, Tomaz perguntava de maneira serena algumas dúvidas pontuais que geralmente ajudava quem mais precisava. “Muitas das vezes, já aconteceu aqui na barbearia, que uma pessoa que você nunca imaginou estar passando por dificuldades estar com depressão. Já relataram para mim que estavam pensando em suicídio e este é o momento em que devemos estar preparados para ajudar a impedir algo pior”, conta.
O apoio começava na barbearia, mas o profissional sempre lembrava de que é preciso procurar uma ajuda especializada para enfrentar os problemas causados pela depressão.
“As pessoas acham que isso é algo natural, mas não é. A doença é uma coisa muito séria, não tem cor, situação financeira. A depressão quando vem tem um único objetivo: derrubar a pessoa. Aqui na cadeira do barbeiro temos a oportunidade de transformar a pessoa e dar o ponta pé inicial nessa mudança”, finaliza.
Falecimento – Clayton Tomaz da Luz, de 44 anos, morreu durante a noite de segunda-feira (3) após passar mal duas vezes e ser liberado do CRS (Centro Regional de Saúde) Nova Bahia.
Conforme o já informado pelo Nova Lima News, na tarde do último domingo (2), Clayton, começou a sentir dores no peito e cansaço. Por volta das 22h do domingo, ele foi levado ao CRS Nova Bahia, onde recebeu medicação e foi liberado. No entanto, ontem, a esposa de Clayton notou que ele estava cansado e sem apetite.
Ela então levou o barbeiro novamente ao Centro Regional de Saúde, onde ele foi direto para a área de emergência, sendo entubado logo em seguida. Exames foram realizados e foi constatado que ele tinha diabete e usava medicamento controlado.
Durante a internação, ele teve duas paradas cardiorrespiratórias. As equipes tentaram reanimar a vítima, mas sem sucesso.