Papo de Marketing: Canva X Photoshop

Compartilhe:

Olá pessoas, tudo bem por aí? Que tal batermos um Papo de Marketing sincero e sem ressalvas? Então vamos lá porque o assunto hoje é polêmico!

Nosso debate de hoje assombra o universo dos designers gráficos e digitais e há tempos penso em escrever a respeito, mesmo com receio do debate ou até mesmo discordâncias que levantarei aqui, vou discorrer minha opinião. Tenho consciência que vou encontrar leitores que ao passearem por essas linhas que vou discorrer, àqueles que concordam e assim como os que discordam de mim, porém, sugiro manter nossa conversa na linha do debate civilizado e com respeito às opiniões, mesmo que contrárias às nossas.

O Papo hoje é sobre o grande embate entre utilização do Canva ou Adobe, há quem diga que aqueles que utilizam o Canva, não podem ser considerados designers, o que por sinal, eu discordo completamente. Não quero levantar aqui que existe uma rivalidade entre os aplicativos, até porque suas propostas são completamente diferentes, o ponto a ser discutido e tema deste artigo é; quem usa Canva é designer? Justamente sobre essa temática que vou tecer minha opinião e quero partir para uma linha de defesa simples, objetiva e direta; Qualquer pessoa com talento suficiente para criar uma peça publicitária, um folder para impressão ou até mesmo um outdoor, pode ser considerado designer gráfico. Vejamos, mais importante que a ferramenta utilizada, a qualidade da peça, originalidade, criatividade e conteúdo que devem ser levados em consideração para dar tal título ao profissional, e não quais os meios utilizados para chegar ao resultado final.

Por definição, o designer gráfico é responsável por criar a parte visual de materiais como sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos. Ele também está envolvido na diagramação de jornais e revistas, assim como na produção de infográficos e no desenvolvimento de animações”, assim como o designer digitalpode atuar em projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos, edição de vídeos, criação de games, social media, animação digital, redes sociais, entre diversas outras possibilidades“, portanto, suas qualificações não definem quais as ferramentas que devem utilizar para desempenhar suas funções ou trabalho.

Além de qual aplicativo utiliza para criar suas peças, um bom designer é aquele que consegue desenvolver seu trabalho com criatividade, talento e em sintonia com a expectativa de cada cliente, independente de qual ferramenta utiliza para tal.

Levemos em consideração a seguinte analogia, se o nosso maior jogador da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, falecido em dezembro de 2022, jogasse com uma chuteira comprada na esquina de casa, ele deixaria de ser o melhor jogador do mundo, certamente que não, até descalço o homem faria gol de letra! Por esse motivo reforço minha opinião, mais importante que ferramenta utilizada, é o talento e responsabilidade que o profissional possui em sua essência.

Porém, não podemos esquecer que um bom designer, precisa ser completo, pois cada ferramenta, seja do pacote Adobe, Corel ou Canva, possui funcionalidades e propostas diferentes, mas isso é papo para um outro dia, encerro por aqui porque tenho peças para entregar e preciso criar, Agradeço pelo Papo de hoje, e até a próxima!

Kelson Carvalho // CEO ToBe Branding

Jornalista e designer, Kelson Carvalho é empresário há mais de 20 anos, já atuou no setor de Marketing da Bigolin Materiais de Construção, TV Interativa – Band/MS, Shopping Bosque dos Ipês e no setor de Comunicação Câmara Municipal de Campo Grande apresentando o Quadro Descomplicando e responsável pelos Podcast da Rádio Câmara. Comunicador nato, ama escrever sobre o mundo do Marketing e deseja compartilhar suas experiências com pequenos, médios e grandes negócios.

Quer sugerir algum assunto?

Chama no whats: 67 4042-1372 // [email protected] // Instagram: @kelsoncarvalhoms