Parlamentares aprovaram nesta terça-feira (18) a revogação da lei que há três anos renomeava a Rua Dona Joana, no bairro Jardim Bela Vista, para Alfredo Zamlutti. A rua manteve o nome original há 66 anos, antes de ser alterada pelo vereador William Maksoud (PTB), em um projeto contestado pela maioria dos moradores.
Com ajuda do vereador Clodoilson Pires (Podemos), os moradores conseguiram apoio de 20 vereadores. Apenas o vereador José Jacinto de Luna Neto, o Zé da Farmácia (Podemos) votou contra a revogação hoje, prevista no projeto de lei 10.705/22 de Clodoilson.
Agora, o nome da rua volta a ser Dona Joana se a prefeita Adriane Lopes (Patriota) sancionar a lei, caso haja o veto, os parlamentares terão ainda a oportunidade de derrubar o veto em votação.
Um grupo de moradores que luta há 3 anos pela revogação da lei que mudou o nome da rua, esteve na câmara com faixa e garante que a rua levava o nome original há 66 anos.
“Foi um prejuízo enorme para os moradores essa mudança. Não temos nada contra a biografia do nome que foi colocado, mas essa troca foi sem consultar os moradores e deu prejuízos. Uma advogada que tem escritório tinha acabado de fazer seu material de divulgação, quando mudaram o nome da rua”, comentou o morador, o analista de sistemas Maurício Corrêa da Silva.

Troca de nomes
O vereador Maksoud não precisou da aprovação dos moradores para propor a mudança, porque, em 2019, vereadores conseguiram revogar a lei que exigia a concordância de mais de 60% dos moradores da rua, no caso de alteração de denominação.
A lei de autoria dos vereadores Maksoud, Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy (Solidariedade) e o então vereador Odilon de Oliveira Júnior (PSD), revogou a lei do então vereador Eduardo Romero (Rede), que previa a aprovação dos moradores.
Só em outubro de 2020, depois de muitas reclamações, projeto do então vereador André Salineiro, à época do PSDB e, atualmente, filiado ao Podemos, reverteu a situação.
Atualmente, nenhuma rua pode ter o nome alterado sem consentimento de dois terços dos moradores.
Assessoria de imprensa