Vídeo: Capivara é flagrada “passeando” na rua Jerônimo de Albuquerque, no Nova Lima

Compartilhe:
Capivara é flagrada passeando na rua Jerônimo de Albuquerque, no Nova Lima - Vídeo enviado pelo WhatsApp Fale Agora

Um vídeo, enviado para o Fale Agora, do Nova Lima News mostra uma capivara passeando tranquilamente pela rua Jerônimo de Albuquerque, no bairro Nova Lima, em Campo Grande.

O animal foi flagrado por moradores no seu “rolé noturno” pela via, longe de seu habitat natural.

Assista ao vídeo:

VÍDEO ENVIADO PELO WHATSAPP FALE AGORA – REPRODUÇÃO
VÍDEO ENVIADO PELO WHATSAPP FALE AGORA – REPRODUÇÃO

As capivaras são nativas da América do Sul, podem medir quase um metro e meio de comprimento, pesar até 80 quilos e têm o título de maior roedor do mundo.

Orientação da Polícia Ambiental

O Coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental recomenda que a população não alimente nenhum animal silvestre, porque além de alterar o comportamento natural das espécies por buscas de alimento, oferecer comida a indivíduos silvestres pode prejudicar a saúde e em casos mais severos causar o óbito. 

“Evite alimentar o animal, especialmente se ele estiver perto da vegetação onde vive. Se invadir, deve-se acionar órgãos habilitados para fazer a remoção e evitar aproximar-se”, explica o Coronel.

Crime

Alimentar animais silvestres é crime e está previsto na Lei Estadual de Crimes Ambientais 5673/2021, em seu artigo 3º que afirma que “considera-se abuso ou maus-tratos contra os animais, entre outras condutas cruéis: (…) oferecer alimento sem autorização do órgão responsável a animais silvestres em vida livre, nas áreas públicas, privadas e Unidades de Conservação”. 

Para chamar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, basta ligar para o número (67) 3357-1501. O Crás (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) atende pelo (67) 3326-6003.