Censo 2022: IBGE divulga resultado final de seleção para 15 mil recenseadores

Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) o resultado final do processo seletivo simplificado complementar para mais de 15 mil vagas temporárias para recenseadores que trabalharão na coleta do Censo Demográfico 2022.

A lista de aprovados é referente ao edital 14/2022 – clique aqui para ver o andamento da seleção no site do IBGE. Foram oferecidas 15.075 vagas em todo o país.

Adiamento da coleta

O IBGE tem aberto processos seletivos complementares devido à dificuldade de contratação e manutenção dos recenseadores em suas atividades.

No dia 3 de outubro, o diretor do IBGE, Cimar Azeredo, anunciou o adiamento do fim da coleta de dados do Censo de 2022 por causa da falta de recenseadores.

A coleta de informações estava prevista para acabar no fim de outubro, mas com o adiamento, atrasará dois meses e deve ser finalizada em dezembro.

Além da falta de recenseadores, o Censo também sofre com a recusa de domicílios em receber os recenseadores. A coleta começou em agosto e até o dia 30 já havia somado mais de 44 mil recusas de domicílios —1,6% do total.

Os recenseadores também têm enfrentado desafios e riscos à sua segurança. De acordo com o instituto essas dificuldades estão entre os motivos para pedidos de demissão. Os profissionais denunciam terem sido vítimas de racismo, serem recebidos com ofensas e sofrido tentativas de agressão.

As informações são do Portal G1

Sobre Vinícius Santos 5886 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS