Dos 372,2 mil postos de trabalho criados em agosto, os pequenos negócios foram responsáveis por 265,1 mil, o que representa sete em cada dez postos de trabalho. Os dados são do levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Entre os 372,2 mil empregos criados em agosto, as pequenas empresas criaram 265,1 mil, o que representa sete em cada dez empregos. Os dados são do levantamento de pesquisa do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Grande parte das vagas, 46%, foi aberta pelo setor de serviços, um dos mais impactados pela pandemia da covid-19, que contratou 119,3 mil trabalhadores, quase o dobro das médias e grandes empresas desse setor que, em agosto, abriu 60,8 mil novos postos de trabalho. Na sequência, aparecem o setor do comércio com 69,8 mil; indústria de transformação (40,6 mil); construção (30,7 mil) e agropecuária (2,5 mil), sendo que apenas nesse setor, o número de novos postos foi inferior ao das médias e pequenas empresas, que abriram 6,7 mil postos.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse que este é o oitavo mês consecutivo que pequenos negócios, grandes e médias empresas e administração pública apresentam saldo positivo. No acumulado do ano, as pequenas e microempresas contribuíram com cerca de 70% dos empregos do país. Dos 2,2 milhões de vagas criadas nos primeiros oito meses de 2021, mais de 1,5 milhão eram de pequenas empresas e 507 mil de médias e grandes empresas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os dados do Caged mostram que a economia brasileira e as oportunidades de emprego estão se recuperando.
“Os pequenos negócios são os primeiros a sentir os efeitos de uma grande crise, mas também são os primeiros a conseguir se recuperar, inclusive pela sua estrutura mais enxuta. É por isso que é tão importante a criação e manutenção de políticas públicas que incentivem esse segmento”, disse Melles. Ele lembrou que de janeiro de 2020 a agosto de 2020, o saldo de empregos gerados por pequenos negócios foi negativo, fechando 524,3 mil vagas, e grandes e médias empresas fechando mais de 466 mil vagas.
Por: Alzira Gavilan