O açaí é calórico sim, mas rico em antioxidantes, o que traz diversos benefícios à saúde. O que essa frutinha escura típica da Região Norte proporciona à saúde é inversamente proporcional ao seu tamanho. Os pesquisadores já perceberam isso e, por essa razão, ela tem sido alvo de diversos estudos e não tem decepcionado, pois tem apresentado muitos resultados positivos. Quer ver? Então confira o que ela oferece de bom ao organismo e veja como é a melhor forma de consumi-la.
Combate o envelhecimento
Graças à sua alta concentração de antioxidantes —com foco para as antocianinas, responsáveis por sua cor arroxeada — o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo.
Melhora o funcionamento dos intestinos
Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras, quer melhora o trânsito intestinal. Uma porção com 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas desse elemento. Para se ter uma ideia, em 2 e ½ colheres de sopa de aveia em flocos encontra-se 3,3 gramas de fibras.
Derruba o colesterol
Esse predicado foi confirmado através de um estudo realizado na Universidade Federal do Pará, que comparou dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento. Depois de 12 semanas, os pesquisadores constataram que o primeiro teve uma queda no LDL, o colesterol ruim, o que não aconteceu no segundo. Os louros nesse caso vão para os fitoesteróis e as antocianinas. A primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais. Já a segunda combate a oxidação do LDL, o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos.
4- Protege o coração e melhora a circulação
Além de ser inimigo do colesterol ruim, o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito, ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea.
5-Fornece energia
A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes. O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação, pois sua digestão é rápida. Ou seja, garante mais disposição de maneira rápida, sem deixar aquela sensação de estômago pesado.
Açaí engorda?
Sozinho e em pouca quantidade, o açaí não traz ganho de peso a ninguém, ele precisa ser consumido em grandes quantidades e aliado a uma dieta rica em outros alimentos calóricos para que juntos eles influenciem no peso. Mas a turma que vive em guerra com a balança deve ter um cuidado redobrado com os acompanhamentos e diminuir a frequência da ingestão da fruta ou mesmo optar por outros alimentos.